Agro Game: treinamento gamificado Ag.In
A gamificação é a melhor alternativa para aumentar o engajamento em treinamentos, além de promover a aprendizagem por meio da experiência prática.
Criado em 2019, o AGRO GAME é o treinamento gamificado agro exclusivo da Ag.In desenvolvido para atender empresas, startups, fundações e universidades.
O AGRO GAME é desenvolvido com base em um roteiro personalizado de acordo com conhecimento que se pretende transferir ao público. Além disso, diferente de um método tradicional de treinamento, onde o participante se posiciona como agente passivo, na gamificação todos os envolvidos são inseridos como agentes ativos – que precisam se envolver com o problema para solucioná-lo.
Este método oferece diferentes possibilidades de análise de performance dos participantes durante os jogos, e ajuda o jogador a assimilar novos conhecimentos com mais engajamento, incorporando metas, políticas e estratégias de um produto ou empresa.
Os benefícios diretos
do AGRO GAME são:
• experiência prática.
• feedback instantâneo.
• resgate e validação de conhecimentos.
• experimentação em ambiente controlado.
• experiência focada no 70 – 20 – 10.
• teste de competências.
• maior aprendizado, engajamento e satisfação do colaborador.
Desenvolvimento da gamificação
Para desenvolver o jogo, dividimos o trabalho em algumas etapas:
Briefing: definimos o tema, o público-alvo, e as características do ambiente.
Estrutura: definimos o local onde será instalada a lavoura e planejamos o manejo que deve dar origem ao visual desejado para o jogo.
Construção de roteiro: todo o jogo é decidido aqui, como as interações entre participantes e avatares, o histórico das lavouras, e a previsão de ações que desejamos que os jogadores tomem durante as partidas, além da metodologia de pontuação.
Engajamento: mapeamos as oportunidades para engajar a equipe com estímulos antes, durante e após o jogo.
Resgate de conhecimento: definimos os conteúdos de suporte que os participantes devem receber antes do jogo.
Temas abordados
O AGRO GAME tem potencial para desenvolver e capacitar pessoas em diferentes aspectos, principalmente quando falamos de conhecimento técnico e comercial.
Neste contexto, temas práticos técnicos, como boas práticas agronômicas, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de plantas, e operações no campo, como plantio, colheita e pulverizações, são o pano de fundo de
qualquer roteiro desenvolvido pela Ag.In.
O diferencial está no foco destes roteiros, que podem incluir conhecimentos específicos, como:
- Agricultura digital e ferramentas 4.0.
- Insumos, como inseticidas, herbicidas, fertilizantes, fungicidas.
- Posicionamento de produtos e proposta de valor.
- Atendimento ao cliente.
- Geração de demanda.
- Construção de recomendações de manejo.
Oportunidades do Agro Game
O AGRO GAME oferece muitas oportunidades para quem contrata. Enquanto o participante testa seus conhecimentos nos desafios propostos pelo jogo, ele também pode gerar dados de grande valor para quem quer conhecer melhor as skills de uma equipe.
A gamificação do treinamento pode gerar diferentes avaliações, como:
• Performance de vendas
• Trabalho em equipe e escuta ativa
• Liderança
• Empatia
• Argumentação e eloquência
Além disso, o AGRO GAME é um evento de grande potencial imagético e de geração de conteúdo, que pode integrar facilmente campanhas de live marketing, experiência do cliente e outras ações estratégicas para a introdução de novos produtos no mercado.
Podemos desenvolver games padronizados itinerantes patrocinados, para difundir novos conhecimentos para diferentes públicos nas principais regiões produtoras do país.
Operacional para gamificar
Todo o operacional para que o AGRO GAME aconteça, desde montagem da área, até mesmo o convite e a gestão do trabalho de especialistas envolvidos no processo, pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente.
Podemos dividir as tarefas entre Ag.In e contratante, ou desenvolver o projeto do zero, com 100% de responsabilidade sobre a entrega final. Pensamos dessa forma para otimizar o trabalho e os custos, proporcionando um treinamento gamificado viável e sustentável para ambas as partes.
Veja alguns vídeos sobre o AGRO GAME
A importância da Gamificação
Em 1973, o visionário Charles Conradt percebeu o engajamento que havia nos jogos e resolveu utilizar as técnicas motivacionais para o escritório e mundo corporativo. Para isso idealizou o então “Game to Work”, consultoria que mais tarde cedeu o seu nome para o livro de grande sucesso.
De acordo com o autor, “gamificar” algo é fazer uso da dinâmica ou mecânica de jogos a fim de engajar pessoas em contextos de aprendizados, tornando a experiência mais divertida e prazerosa.
Hoje, o mercado já se identifica com o conceito e a gamificação é mais presente na rotina do trabalho do que imaginamos, atraindo cada vez mais adeptos, como esclarece o resultado da pesquisa da TalenteLMS, de 2019, realizada com 900 trabalhadores.
Veja a relevância das respostas
dos entrevistados:
89%
“A gamificação me faz sentir
mais produtivo e feliz no trabalho”.
83%
“A gamificação me faz sentir
mais motivado em treinamentos”.
61%
“Participar de
treinamentos convencionais me faz sentir entediado e improdutivo”.
78%
“A gamificação no processo de recrutamento
tornaria uma empresa mais interessante para mim”.