Mercado de carbono para iniciantes
Mercado de carbono no Agro Narrado
O 4º episódio do podcast Agro Narrado apresentou o tema mercado de carbono para iniciantes.
As emissões de gases do efeito estufa você conhece, e sabe como elas acontecem. São geradas pelo desmatamento, poluição e outros fatores, que acumulam o carbono no ar.
Mas onde a Agricultura entre nessa história?
Bom, de acordo com o Livro Agricultura De Baixo Carbono, Da Embrapa, a agricultura de baixo carbono é fundamental para mitigar os impactos dos gases do efeito estufa e reduzir a temperatura média do planeta.
De modo geral, a agricultura de baixo carbono utiliza práticas e sistemas de produção que captam o carbono disperso no ar.
A principais referências para produtores que pretendem capturar carbono ao longo das safras, são o Plano ABC e Plano ABC+, do Ministério Da Agricultura.
Inclusive, esses planos são considerados referências mundiais para o desenvolvimento de estratégias de sequestro de carbono.
Como capturar carbono na agricultura?
As práticas recomendadas para capturar carbono na agricultura, envolvem o manejo da lavoura e o uso inteligente de insumos.
Entre as práticas recomendadas para capturar carbono na agricultura, estão:
- Adoção do sistema de plantio direto
A manutenção da palhada no solo promove o acúmulo de carbono devido a intensa atividade biológica característica desses resíduos, gerando matéria orgânica, ou seja, carbono imobilizado.
- Recuperação de pastagens
Pastagens degradadas possuem pouca cobertura vegetal e baixa matéria orgânica. Com sua recuperação estruturada em semeadura, adubação e manejo adequado, o solo começa a acumular carbono, reduzindo em pelo menos 60% a emissão de CO2.
- Integração lavoura-pecuária
A adoção de sistemas integrados, com um alto volume de matéria seca contribui para o aporte de carbono no solo. - Florestas
Funcionam como sumidouros de carbono. De acordo com publicação dos pesquisadores Harris e colaboradores, Na Revista Científica Nature Climate Change, as florestas absorvem duas vezes mais carbono do que emitem por ano. - Fixação biológica de nitrogênio
Para se produzir 1 kg de fertilizante nitrogenado se emite mais de 10 kg de carbono para a atmosfera. Com as bactérias nitrificantes agindo a favor da agricultura, reduz-se o uso fertilizantes nitrogenados, gerando uma economia anual em torno de 7 bilhões de dólares.
Conhecendo essas práticas, fica evidente que o sequestro de carbono também contribui diretamente com a produtividade, e conservação do meio-ambiente.
Ouça Agro Narrado para saber mais
O 4º episódio do Agro Narrado foi pensado para quem está buscando entender melhor o mercado de carbono, e como a agricultura pode ganhar com isso.
É importante reforçar que a agricultura de baixo carbono utiliza práticas e sistemas de produção que captam o carbono disperso no ar. Por esse motivo, agricultores podem alinhar suas propriedades para desenvolver os melhores manejos com a finalidade de gerar créditos de carbono.
No quadro “Dica de Especialista”, convidamos a engenheira agrônoma Lorena Silva. Ela trabalha com desenvolvimento de projetos de baixo carbono, e sabe muito bem como eles podem agregar na redução de emissão dos gases do efeito estufa.
Clique para ouvir agora ou baixe para escutar depois:
Créditos do episódio:
• Texto e apresentação: Lucas Jacinto.
• Captação e edição: Pedro Fractal.
• Imagem e brand: Pietra Polo.
• Convidada especial: Lorena Silva.
• Supervisão técnica: Anderson Pereira.